segunda-feira, 12 de maio de 2008

Open Desktop Publishing (http://ospublish.constantvzw.org/)

Devem estar a achar estranho porque um blog de um designer gráfico sobre Linux quase não tem mensagens sobre Design Gráfico. Então vai ser esta a primeira mensagem, mas sobre Design Gráfico relacionado com open-source e Linux.

De quem vem da área academica e/ou profissional do Design Gráfico sabe bem o quanto o Linux e o open-source tem tido dificuldades de vingar nessa área, e infelizmente, muitos dos meus colegas ainda estão muito preocupados em experimentar 'warez' do que open-source, e correrem o risco de arcarem com as respectivas consciências. E eu pessoalmente, prefiro estar relativamente activo nas comunidades de desenvolvimento das respectivas aplicações open-source, e poder fazer delas tão boas ou melhores que os seus equivalentes proprietários. Acredito que essas ferramentas proprietárias tiveram o seu tempo nos anos 80 e 90, mas estão completamente defasadas da realidade dos dias de hoje. Na minha opinião acredito que software proprietário até faz sentido, mas em nichos muito específicos em que podem ser confundíveis com um serviço directo de consultoria, como as de gestão de risco, como o usado em controlo de tráfego (linhas de comboio são um exemplo), na indústria, ou em sistemas dedicados muito específicos. Entretenimento também, claro... quem entre nós não tem excelentes recordações proporcionadas por desenvolvedores como os da Konami, Taito ou Sega - ou não considera Yu Suzuki uma das figuras mais relevantes da historia do entretenimento electrônico?

Um pouco por base nessa 'nova' mentalidade que 'nós' designers gráficos estamos cada vez mais conscientes, que surgiu o blog Open Desktop Publishing, que nos mostra como se pode trabalhar a nivel profissional com open-source, e se não, questionar o que falta para que isto possa ser possível.

Antes que me esqueça, este blog do Open Desktop Publishing tem uma dica minha, sobre como se faz um tipo de letra a partir do Inkscape e do Fontforge.

Muita gente até pode considerar-me um 'geek informático' do design gráfico, quando utilizo programas em linha de comando, como imagemagick, ffmpeg, gifsicle, pdftk, python, sdlbasic, etc., ao invés daquilo que tanta gente considera como mais habitual - mas qual o problema, se desta forma é tão divertido e enriquecedor?

http://ospublish.constantvzw.org/

Sem comentários: